Alexandre Augusto

 

LAY_1100

Em 1977, eu nasci, e, em 1996, iniciei minhas atividades como ator, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás sendo aluno do diretor Julio Vann. Em 2006, graduei-me como Bacharel em Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Goiás.

Em minha atuação profissional, recebi duas premiações: de melhor ator, em março de 2003, no XIV Festival de Teatro do Estado de Goiás, pela atuação como Sganarello, no espetáculo “Médico à Força”, e de melhor ator coadjuvante, no 31º FENATA, em Ponta Grossa, em 2003, pela atuação em “Faustin”.

Também participei como ator nos espetáculos: “Crime de sedução na Sexta feira da paixão” (cordel); “Morto do Encantado…”, de Vianinha; “O Moço que casou com Mulher braba” e “Q-Mário? Show”, todos sob a direção de Julio Vann; O Filho que Matou a Mãe; O Arranca Dentes; A Gaivota; A Beleza Cobiçada.

Atualmente, faço o clown Juca Mole nos espetáculos para crianças do grupo Zabriskie teatro. Até o presente momento já encenamos: Luas e luas; Quem quer se casar com o rato?; Chiquinha, a fofoqueira; Na floresta da brejaúva e Segredos.

Como ator, atuei também nos espetáculos para adultos: Café com Torradas, monólogo, baseado na obra de Gero Camilo, estreado em 2006. Noite Decameron, adaptação da obra de Boccaccio, apresentada em formato de Café Teatro, estreado em 2006, em temporada no Zabriskie teatro, onde atuo ainda como assistente de direção dos espetáculos: Mulheres nervosas, porém delicadas e O Marinheiro.

Como professor, em 2002, ministrei aulas de teatro no Colégio Ávila e no Zabriskie Teatro, o curso: Teatro como atividade emancipatória no X Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação da UFGo.

Em 2004 e 2006 ministrei cursos de teatro para professores da rede Municipal de Educação de Goiânia.

Em 2005 ministrei o curso Jogos teatrais para crianças, no Centro Cultural Martim Cererê.

Em 2006 ministrei curso de iniciação ao trabalho de palhaço para os voluntários do Projeto Pronto Sorriso do Hospital das Clínicas da UFG, por indicação da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

Atualmente, prossigo ministrando aulas nos cursos de teatro para crianças e para adultos no Zabriskie Teatro.

Como aluno, participei de várias oficinas, entre as quais destaco: Dramaturgia e espetáculo, com Amir Hadad, em 2000; Contato improvisação, com Giovane Aguiar, em 2001; Teatro de rua, com o grupo Embuaça, em 2003; O corpo multifacetado, com o Lume Teatro de Campinas-SP, em 2005; Um mergulho na menor máscara do mundo, com Ezio Magalhães, do Grupo Barracão de Campinas-SP; em 2005; O corpo cômico do ator, com Ricardo Pucetti – Lume Campinas-SP, em 2006; Direção teatral, com Eugenio Barba, Odin Theatre, em 2007; A mimesis corpórea e o documentário, Com Ana Cristina Colla – Lume teatro Campinas-SP, em 2008.

[fbcomments]