Decameron

Layza Vasconcelos-4857

Em 1348 sobreveio a peste em Florença. Milhares de pessoas morreram, outras fugiram para lugares mais seguros. Giovanni Boccaccio (1313-1375) começou a elaborar nessa época sua obra-prima, o Decameron. Imaginou um grupo de moças e rapazes que, durante dez dias, em meio à adversidade total, conseguiu celebrar a vida contando histórias de amor num refúgio campestre.

Fizemos uma livre adaptação de duas das cem histórias de Boccaccio: a primeira de como Alibeque faz-se eremita, e o Monge Rústico ensina-lhe como se faz para reenviar o diabo ao inferno… e a outra de como depois de ter comido certo pó, Ferondo é enterrado como se estivera morto. Construimos o nosso diálogo com Decameron  por meio do grotesco.                                                

A máscara bufa, oriunda da Idade Média, por sua vez, é o espelho do grotesco, refletindo uma comicidade popular do erro, da insanidade, da desorganização e do caos carnavalesco, conforme Mikhail Bakhtin explica:

“Os bufões e bobos são as personagens características da cultura cômica da Idade Média. De certo modo, os veículos permanentes e consagrados do princípio carnavalesco na vida cotidiana (…).” (A cultura popular na Idade Média e no Renascimento, 2008)

Resgatamos essa festividade caótica para parodiar a sociedade desregrada, fragmentada e tensa em que vivemos hoje. O medo e a insegurança, a solidão, a violência, o misticismo e o refúgio nos extremismos religiosos fazem parte do nosso cotidiano e é sobre ele que voltamos o nosso olhar crítico.    

Ficha Técnica:

Elenco:
Alexandre Augusto
Ana Cristina Evangelista
Ciça Ribeiro
Natasha Witkowski

Ator especialmente convidado:  Deidian Lucas

Criação e Direção Colaborativas: Ana Cristina Evangelista e elenco

Consultoria: Daniela Carmona

Preparação vocal e criação musical: Maria Angélica Pantarotto

Figurino: Ana Cristina Evangelista

Cenografia: Edith Lotufo e Pipa Design

Fotografia: Layza Vasconcelos e Paulo Rezende

Material Gráfico: Pepperoni design

Produção: Grupo Zabriskie.

Patrocínio: Prêmio Funarte de Teatro  Myrian Muniz

Agradecimentos: Ely G.dos S. Evangelista

 

Galeria de Fotos:

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Voltar para espetáculos

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments