O Marinheiro

20080516_1577

O Marinheiro é um poema dramático de Fernando Pessoa para três atrizes. A história se passa num velório durante o qual três veladoras, diante da inevitabilidade da morte, transitam entre os universos do real e do sonho, do belo e do falso, do passado e do presente. O texto é de 1913 e tem características essencialmente simbolistas. A montagem do Grupo Zabriskie procurou mergulhar no simbolismo construindo um diálogo com o surrealismo e colocando as suas inquietações diante do mundo em que vivemos.

No princípio do processo de montagem de “ O Marinheiro” tínhamos dois elementos sólidos com que lidar: o texto poético e a nossa poesia corpórea. Ambos deveriam, sem sombra de dúvida, caminhar juntos. Ao aprofundarmos o nosso estudo de texto, com a orientação da Dra. Albertina, percebemos um conflito entre os dois elementos.

Por sua natureza, o texto poético não exige ilustração exterior a si próprio, às vezes é até auto-suficiente. Tudo o que a cena e a encenação possam inventar para se encarregar dele parecerá supérfluo e até perturbador do espaço mental do público.

Ficamos assustados!

O que tínhamos para acrescentar poderia parecer agitação demais ou gesticulação excessiva para um texto que já diz tudo.

Tivemos que redirecionar nossas energias para trabalharmos com o texto e não a serviço dele, ou concorrendo com ele, e assim tomar posse e permitir ao público compartilhar nossas idéias sem contudo distanciá-lo da poesia.

Apesar da sua auto-suficiência o texto nos convidou ao desafio de encontrar a sua corporalidade, a sua humanidade e tirá-lo do segredo do papel para a cena teatral, expondo toda  a sua poeticidade como performance cênica.

Ficha técnica:

 

Elenco: Ana Cristina Evangelista, Ciça Ribeiro, Natasha Witkowski

Direção colaborativa: Alexandre Augusto e Ana Cristina Evangelista

Texto: Fernando Pessoa

Estudo de texto: Albertina Vicentini

Cenografia: Edith Lotufo

Fotografias: Paulo Rezende

Preparação Vocal: Maria Angélica Pantarotto

Sonoplastia: Eduardo Castro

Programação visual: Pepperoni studio design

Produção: Grupo Zabriskie

Apoio : Lei de Incentivo à Cultura

 

Galeria de fotos:

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Voltar para espetáculos

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments