A Pequena Sereia com Juca Mole e Ana Banana 2022
A proposta que aqui se apresenta é de montagem do web espetáculo A Pequena Sereia com Juca Mole e Ana Banana. A montagem de A Pequena Sereia com Juca Mole e Ana Banana integrará um repertório de espetáculos com foco na infância e na juventude que já conta com sete títulos: Na Floresta da Brejaúva, Quem Cochicha O Rabo Espicha, Luas e Luas, Uma Histórioa de Amor ou Um Rato Astronauta?, Segredos, Nem Um Nem Outro e, Histórias Fabulosas.
O espetáculo é fruto de uma pesquisa realizada em 2020, por ocasião do recebimento dos recursos do FAC para a execução do projeto Manutenção do Grupo Zabriskie Teatro, edital 2018. Em função da pandemia, a pesquisa foi direcionada para uma montagem a ser apresentada virtualmente, ao vivo pela plataforma Zoom.
Juca Mole e Ana Banana são frutos da pesquisa de 28 anos do Grupo Zabriskie Teatro no universo do Teatro de Máscara, na Commédia dell`Arte, no Bufão e na máscara mínima do palhaço. Há 28 anos o Grupo Zabriskie Teatro vem trabalhando com foco no público infanto-juvenil e sua tônica tem sido sempre um trabalho autoral, que foge à lógica mercadológica dos espetáculos que se apresentam para a criança, que, na sua maioria, são subprodutos televisivos ou de vídeos Disney.
Os trabalhos primam pela originalidade e coragem em abordar temas necessários para a reflexão sobre o nosso tempo e para a ressignificação das relações humanas. Esta nova montagem traz uma visão crítica sobre as referências pesquisadas na literatura, no cinema e nos estudos psicanalíticos e sociológicos dos contos de fadas, nos seus conteúdos simbólicos e a possível ponte para a compreensão sobre as relações de poder e opressão presentes na ordem social vigente, sobre os medos, angústias e esperanças a respeito do tempo presente.
A Pequena Sereia com Juca Mole e Ana Banana está em consonância com os demais títulos do repertório do Grupo Zabriskie, que sempre se mostrou engajado no exercício de sua função social, no resgate do afeto e na curiosidade sobre novas possibilidades poéticas e transformadoras do tempo em que vivemos.